Inspeção Predial tem metodologia uniformizada com a publicação da Norma ABNT 16747

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, que uniformiza a metodologia a ser empregada neste tipo de atividade, definindo, inclusive, as suas etapas mínimas.

 

A Norma preencherá uma lacuna técnica observada nas legislações que tornaram obrigatórias as inspeções periódicas das edificações e se aplica a edificações de qualquer característica construtiva, pública ou privada.

 

Segundo o representante do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) na Comissão de Estudos, Lydio Bandeira, presidente da Comat/Sinduscon-Rio, a publicação da ABNT NBR 16747 encerra o processo iniciado em 14 de maio de 2013, quando começaram as discussões para elaboração da Norma.

 

“É comum encontrarmos disparidades nestas inspeções, mesmo entre aquelas realizadas em uma mesma cidade. Faltava uma metodologia, que agora foi definida”, disse Lydio Bandeira.

 

Conforme definido na norma, a inspeção predial consiste em uma avaliação global da edificação, observando-se, por exemplo, o seu estado de conservação e a conformidade da sua manutenção com a ABNT NBR 5674. Dependendo do porte e da complexidade da edificação, esta atividade poderá envolver uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados como arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, entre outros.

(Com informações da CBIC)

 

Confira também:

5 fatores para tomar cuidado na hora de construir ou reformar

Como agilizar os processos de engenharia

Inspeção Imobiliária - A Importância de um Laudo Técnico